APIGRAF e APICCAPS celebram protocolo de colaboração

APIGRAF e APICCAPS  celebram protocolo de colaboração

A APIGRAF e a APICCAPS, associação que representa os industriais portugueses dos setores do calçado, seus componentes, artigos de pele e seus sucedâneos, assinaram um protocolo de cooperação que tem por objetivo promover o estreitamento de relações entre as duas associações empresariais.

A APIGRAF tem como intenção promover, no âmbito do Portugal 2020, um plano de ação estruturado que permita o reforço da internacionalização das empresas que representa sob as marcas coletivas “Print in Portugal” e/ou “Printed by Portugal”. Por seu turno, a APICCAPS detém uma vasta, longa e reconhecida experiência no âmbito da internacionalização, desenvolvendo desde a década de oitenta uma campanha de promoção internacional do calçado português que, desde 2009 é suportada pela marca coletiva “Portuguese Shoes”. Com o protocolo ora celebrado, a APICCAPS disponibiliza-se a colaborar com a APIGRAF na conceção e na implementação de um plano de ação que visa reforçar o processo de internacionalização das empresas da indústria gráfica e da transformação do papel, procurando, sempre que possível, integrar nas respetivas ações de promoção que cada uma delas vier a desenvolver a marca coletiva da outra.

Como referiu o Vice-Presidente Executivo da APIGRAF na ocasião, Carlos de Melo Heitor, “o processo de internacionalização das empresas portuguesas é um verdadeiro desígnio nacional, mas em sectores industriais como os que representamos é, inclusive, uma questão de sobrevivência”, acrescentando: “a experiência e know-how de uma associação como a APICCAPS irá certamente ajudar-nos na implementação do nosso plano e estou convicto de que as sinergias daqui resultantes serão igualmente benéficas para ambas as partes”.

FOTO

Da esquerda: Manuel Carlos (Diretor-geral APICCAPS), Fernando Fontoura (Diretor-geral APIGRAF), Fortunato Frederico (Presidente da APICCAPS) e Carlos Melo Heitor (Vice-Presidente Executivo da APIGRAF)