APIGRAF e FETESE abrem processo de negociações

APIGRAF e FETESE abrem processo de negociações

A APIGRAF, associação empresarial de âmbito nacional que representa as empresas gráficas e de transformação do papel (IGTP) e a FETESE, Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria e Serviços, assinaram um protocolo que marca o início de um processo de negociações entre as duas entidades.

O protocolo ora celebrado tem, desde logo, definidos diversos objetivos:

  1. Criar um Grupo de Trabalho com representantes da APIGRAF e dos Sindicatos signatários (3 representantes de cada parte) para definir as “Profissões” do futuro, numa perspetiva de 5 a 10 anos; as conclusões deste Grupo de Trabalho deverão ser apresentadas num prazo máximo de 6 meses;
  2. Propor ao Governo, a criação de uma “Entidade Nacional para o Ensino das Profissões das IGTP”, tripartida, com representantes da APIGRAF, dos Sindicatos e das Escolas Gráficas (e/ou do Ministério da Educação e Ciência), com o objetivo de assegurar que as Escolas formam pessoas para as profissões de que a indústria necessita, numa visão integrada com as profissões do futuro;
  3. Colaborar na constituição do CenForGraf (Centro de Formação Profissional para as IGTP), que a APIGRAF irá promover, fazendo-se representar no seu Conselho Consultivo.
  4. O CenForGraf realizará cursos de formação profissional para trabalhadores ao serviço das IGTP, com vista à sua especialização e/ou à sua requalificação.
  5. Negociar um novo Contrato Coletivo que reflita as profundas alterações tecnológicas ocorridas na indústria e que integre os conceitos acima descritos.

O protocolo prevê igualmente que “Será necessário introduzir alterações profundas nas profissões, nas carreiras profissionais e consequentes tabelas salariais”.

Idêntica proposta de texto foi apresentada às estruturas sindicais que integram a FIEQUIMETAL, esperando-se que a curto prazo seja possível celebrar semelhante Protocolo com essa Federação sindical.

Consulte aqui o texto integral do Protocolo.