UE chega a acordo sobre proteção de dados

UE chega a acordo sobre proteção de dados

Em resultado de um esforço conjunto de diversas organizações, entre as quais a INTERGRAF, Federação Europeia da Indústria Gráfica em que APIGRAF se encontra filiada, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia estabeleceram finalmente um acordo relativo às novas regras de proteção de dados na Europa.
Uma das principais preocupações das empresas dos nossos setores prendia-se com a alteração do princípio de “opt out” na área do marketing direto. Uma alteração nesta área, principalmente no sentido de passar a determinar o envio de ações de marketing directo apenas para quem optasse expressamente por o receber (“opt in”) resultaria em graves prejuízos para as empresas que trabalham nesta área, incluindo as empresas gráficas. Graças à ação concertada das organizações interessadas, incluindo a APIGRAF, esta alteração não chegou a ocorrer nos termos originalmente propostos.
O acordo entre a Comissão e o Parlamento Europeus, que integra uma multiplicidade de outras alterações ao diploma em vigor, determinará a necessidade de que a legislação nacional seja adaptada até 2018, do que a APIGRAF dará oportunamente conta aos seus associados.