Empresas Familiares

Back to homepage Empresas Familiares

GESTÃO E SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES

OBJETIVOS:

  • Colocar o tema na agenda do setor, contribuindo para despertar a necessidade de reflexão e debate;
  • Ajudar as famílias a gerir melhor as suas relações, em especial as que podem afetar a empresa e as que, surgindo a nível empresarial, podem afetar a família, evitando e gerindo potenciais e naturais conflitos;
  • Refletir sobre meios de integrar e trabalhar em conjunto pessoas de distintas gerações;
  • Contribuir deste modo para a preservação da União da Família em torno da Empresa Familiar e para a real profissionalização e sustentabilidade da empresa familiar.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1ª Sessão:
A Família e a Gestão de Familiares na Empresa Familiar;
Boas Práticas de Gestão da Empresa Familiar;

2ª Sessão:
Assegurar a continuidade da Empresa Familiar (Sucessão);
A organização da Família em torno do Negócio Familiar (Protocolo Familiar)

DESTINATÁRIOS:
Empresários e membros de famílias empresárias, independentemente da geração a que pertençam, e outros profissionais interessados no desenvolvimento do negócio familiar.

12 horas de formação no total, distribuídas por 2 sessões de 6h / cada, com 1 semana de intervalo entre cada sessão.

FORMADOR:
António Nogueira da Costa
Licenciado em Matemáticas Aplicadas (Informática); Executive-MBA, Curso Superior de Direção de Recursos Humanos e Programa de Alta Dirección pela Escuela Negocios Afundación (ex-Novacaixagalicia), tendo sido seu Diretor de Programas e docente em Portugal, bem como em diversas entidades do ensino superior nas áreas de gestão e marketing.
CEO da efconsulting®, no âmbito da qual desenvolve trabalhos especializados em empresas familiares – protocolos familiares, gestão de conflitos, modelos de governo, gestão de familiares, regulamentos de competências, assembleias e conselhos de família, etc., de diversas dimensões e setores de atividade.
É coautor dos livros “Eu não vendi, não o façam vocês. Empresa Familiar e sucessão”, “Estratégias Empresariais”, “50 perguntas e respostas sobre a Empresa Familiar”, “50 perguntas importantes sobre la Empresa Familiar” e centenas de artigos, sendo cronista habitual do jornal Vida Económica e outras publicações sobre a temática das empresas familiares, área de que é formador e orador convidado em múltiplos cursos, seminários e congressos.

VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS: 250,00€ por participante

OUTRAS CONDIÇÕES:

  • Caso pretenda inscrever-se nesta ação a realizar em sala envie a sua inscrição para jorge.lopes@apigraf.pt.
  • Tendo em conta as caraterísticas deste tipo de ação, só se podem inscrever um máximo de 10 empresas. No entanto, cada empresa poderá inscrever até 2 participantes. Contudo, a ação só se realizará com um mínimo de 10 participantes.
  • Envie pagamento por transferência bancária para IBAN PT50 0079 0000 2252 5358 1012 3 e o SWIFT (BIC): BPNPPTPL ou cheque endossado à APIGRAF;
  • Após a receção do pagamento, os serviços da APIGRAF confirmarão as inscrições e a realização da ação quando estiver completada a turma.
  • As ações realizam-se no Porto (instalações da AIMMAP, sitas na Rua dos Salazares, n.º 842) e em Lisboa (em local a determinar).

Será emitido certificado para os efeitos de formação contínua obrigatória (art. 131º do Código do Trabalho).